Convívio Entre Condôminos Durante a Pandemia – Como Evitar Estresse Desnecessário?

Grande parte das pessoas não estão acostumadas a passarem 24 horas por dia dentro de casa e com a pandemia do novo COVID-19, o isolamento social é a melhor opção. Diante deste cenário, o convívio entre condôminos pode resultar em estresse e até mesmo brigas. 

É sempre importante manter um relacionamento agradável com vizinhos e funcionários, ainda mais durante a crise mundial de saúde. Confira no artigo como ser o motivador da boa convivência!

Como a administradora pode melhorar o convívio entre condôminos?

Se antes o papel da administradora era, sobretudo, auxiliar os moradores com a geração de boletos, reserva de áreas de lazer, interferir em barulhos e resolver questões de inadimplência, por exemplo, hoje em dia, esses profissionais devem adicionar à sua cartela de atividades o auxílio no melhor convívio entre condôminos. 

Com a pandemia, muitos moradores estão trabalhando em casa e acabam precisando de silêncio para realizar suas demandas. Já outros, foram dispensados do expediente até que a situação normalize. 

Esse cenário pode gerar muito estresse, uma vez que quem não está trabalhando não precisa ficar em silêncio. Além disso, há outras questões que podem causar conflitos, como, problemas com limpeza e utilização de elevadores. 

Veja como a administradora pode agir em situações assim:

Denúncia de barulho

A Lei do Silêncio, instaurada em 2008, diz que em unidades com moradores o horário permitido para:

 

  • obras e reformas é: das 8 horas às 17 horas;
  • outras atividade é: das: 8 horas às 22 horas.

 

Portanto, o período obrigatório de silêncio vai das 22 horas às 8 horas. Sabendo que um expediente de trabalho normal, mesmo em casa, dura, em média, de seis a oito horas comerciais, é um pouco complicado intervir no barulho de outros moradores. 

O papel da administradora, neste caso, é tentar agir de forma amigável e fazer com que todos os moradores ajam com bom senso. 

Caso tenha o aplicativo do CONDOMOB, por exemplo, envie notificações e deixe avisos no interior dos prédios informando que muitos precisam trabalhar e que o bom senso, nessas horas, é primordial. 

 Isolamento de áreas em comum

Limitar o acesso às áreas comuns é fundamental para auxiliar os moradores a ficarem em casa e evitarem a propagação do vírus. 

Por isso, piscinas, churrasqueiras e parquinhos devem ser suspensos. Já áreas de academia, há a possibilidade dos condôminos poderem agendar um horário por unidade para realizar suas atividades. 

No app CONDOMOB, na função “reserva de espaços”, deixe uma mensagem que antes e depois da utilização dos aparelhos, a limpeza fica de responsabilidade do morador. 

Higiene em halls e elevadores

Uma indicação para auxiliar no bom convívio entre condôminos é informar a necessidade de boas práticas em halls e elevadores. Aqui encaixa um comunicado bem elaborado e motivador colocado no “mural de aviso” do aplicativo.

Como nesses locais há um grande fluxo de pessoas, deixe no hall álcool em gel e um tapete higiênico na porta para que os moradores limpem os pés antes de entrar. Já nos elevadores, adote plásticos envolvendo os botões de acesso para que ninguém precise tocar diretamente. 

 

Um bom convívio entre condôminos é possível se adotar essas simples medidas. Continue no blog da Condomob para mais dicas como essas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyrights Condomob. Todos os direitos reservados.