3 Desafios Comuns ao Administrar um Condomínio De Grande Porte

Administrar um condomínio não é fácil. São muitos detalhes, responsabilidades e pessoas para lidar. Agora, quando o assunto envolve uma gestão em um condomínio de grande porte, isso fica ainda mais difícil. Os desafios acontecem em escalas ainda maiores!

Por isso, é necessário ter bastante organização, estratégia e planejamento para lidar com esses condomínios. Continue lendo o artigo para entender melhor essas dificuldades e formas de resolvê-las.

Quais as dificuldades em um condomínio de grande porte?

Um condomínio de grande porte enfrenta situações rotineiras, mas que podem ser mais intensas devido ao seu tamanho e a quantidade de moradores que há nele.

Por isso, para fazer uma gestão de sucesso, é importante já ter em mente quais serão os desafios pela frente ao administrar um local maior. Veja a seguir os três principais aspectos que a administradora deve se atentar:

1. Segurança

Manter a segurança dos condôminos é uma tarefa essencial e que deve ser tratada como prioridade. Afinal, muitas pessoas escolhem morar em condomínios justamente por conta de proporcionar maior proteção.

Em um condomínio maior, essa questão é ainda mais complicada, exatamente pelo espaço que comporta abrigar mais moradores. Isso, consequentemente, causa um aumento no fluxo de pessoas transitando pelo local.

Uma forma de garantir a segurança — tanto em locais maiores quanto menores — é utilizando um sistema de controle de acesso para monitorar a entrada e saída dos moradores, funcionários e visitantes. Com a portaria autônoma é possível saber exatamente o fluxo de pessoas e manter um registro dessas informações em uma central.

2. Inadimplência

Outro desafio de um condomínio de grande porte é a inadimplência. Na verdade, esse é um problema que atinge quase todos os condomínios, principalmente diante de momentos de crise e desemprego como o da pandemia de covid-19, já que muitas pessoas ficaram sem trabalho ou tiveram a renda reduzida.

Para solucionar essa situação, a administradora do condomínio pode usar uma régua de cobrança e enviar notificações sobre o pagamento dos boletos para todos os moradores. Esse método vai te ajudar a controlar constantemente esses pagamentos e evitar a inadimplência, enviando lembretes para os moradores e avisando sobre os prazos.

3. Comunicação

Passar as informações necessárias para todos os moradores também é uma tarefa difícil para a administradora de condomínios de grande porte porque são muitas pessoas e se não houver organização, algumas podem não receber todos os avisos e novidades do condomínio.

Caso a comunicação falhe, é provável que os moradores se confundam com relação às datas de pagamento, reservas de espaços do condomínio, etc. Além disso, talvez não consigam tomar decisões importantes, como mudanças de regras que afetam todos os moradores.

Por isso, os softwares condominiais têm sido cada vez mais presentes na rotina dessa gestão, porque permitem que os funcionários notifiquem todos os moradores de forma rápida e prática sobre qualquer assunto, além de garantir que todos tenham recebido a mensagem.

Para saber mais sobre os desafios de uma gestão de condomínios, continue lendo o blog da Condomob e aprenda 3 dicas para mediação de conflitos em assembleias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyrights Condomob 2021. Todos os direitos reservados.