Como Montar uma Régua de Cobrança e Qual a Sua Importância?

Dependendo da quantidade de moradores e do tamanho do condomínio, as administradoras podem enfrentar alguns casos de inadimplência entre os condôminos. Uma solução para isso é saber como montar uma régua de cobrança.

 

O principal objetivo de montar essa régua é evitar a inadimplência dos clientes, que no caso dos condomínios seriam os moradores. Para isso, a administradora precisa entender quais são as formas de pagamento que eles estão mais familiarizados e acompanhar o comportamento dos pagamentos.

 

Dessa forma, é possível prever consumidores que podem se tornar inadimplentes e agir para evitar que a dívida aconteça. 

 

Como montar uma régua de cobrança para diminuir a inadimplência no condomínio?

 

Os softwares para condomínios permitem fazer essa régua de maneira automatizada, enviando notificações, boletos e solicitações de segunda via para os moradores efetuarem os pagamentos.

 

Esses sistemas de administração de condomínios programam as cobranças em datas e horários determinados ou apontam consequências para quem continua devendo, mesmo depois de vários avisos, como a suspensão de alguns serviços. 

Um ponto muito importante sobre como montar a régua de cobrança nesses casos é planejar ações em diferentes canais de comunicação com o cliente. Um exemplo: 

 

  • em 5 dias de atraso, envie um e-mail ou notificação para o celular do morador;
  • em 10 dias, mande um e-mail avisando sobre o atraso;
  • em 15 dias, ligue para o cliente;
  • após 30 dias o condômino entraria em negativação.

 

Benefícios da régua de cobrança para a gestão condominial

 

Com um sistema que possua a régua de cobrança, a administradora do condomínio alerta os condôminos sobre os vencimentos, não corre o risco de esquecer de cobrar os devedores e evita que haja qualquer confusão acerca dos pagamentos, pois tudo é automatizado. 

 

O próprio sistema manda os lembretes para os moradores avisando sobre o vencimento dos boletos, aumentando as chances de recuperar os valores ou evitar a inadimplência. Além disso, esse processo diminui os custos com emissão de boletos, pois uma vez que ela diminui atrasos no pagamento, diminui também a emissão de uma segunda via. 

 

Agora que você já sabe como montar uma régua de cobrança, confira o blog da Condomob para entender mais sobre como reduzir a inadimplência no condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyrights Condomob 2021. Todos os direitos reservados.