O papel do administrador de condomínios é fundamental para a boa gestão do empreendimento e satisfação dos inquilinos. Esse profissional atua prestando assessoria e apoio ao síndico.
Além disso, ele é parte de uma empresa administradora de condomínios. Dessa forma, ele trabalha em diversas frentes da direção do espaço, desde a condução de recursos humanos até a negociação com inadimplentes.
Quer saber quais habilidades que esse gestor precisa ter? Continue a leitura do artigo!
Qual a função de um administrador de condomínios?
Este profissional é parte de uma administradora de condomínios, que, por sua vez, tem como função auxiliar o síndico na realização de diversas atividades administrativas, sempre prezando pelo bem-estar dos condôminos.
O seu principal papel é planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos do empreendimento. Para isso, este especialista deve ter conhecimento jurídico, administrativo e financeiro, tendo a capacidade de resolver questões burocráticas de forma mais simples.
Algumas das responsabilidades do administrador de condomínios são:
- oferecer suporte e informações técnicas para auxiliar os síndicos em tomadas de decisão;
- gerenciamento de arquivos e documentos obrigatórios do condomínio;
- administração das áreas comuns (quadras, salões de festa, academia, entre outros espaços);
- gestão do consumo de água, luz, gás, entre outras fontes de energia;
- suporte na realização das assembleias;
- assessoria em questões relacionadas à engenharia, arquitetura e paisagismo do local;
- gerenciamento de inadimplências condominiais;
- entre outros.
3 habilidades que um administrador de condomínios precisa ter!
Agora que você já sabe qual o papel desse profissional, veja algumas das habilidades que ele precisa ter para garantir a boa gestão condominial e satisfação dos moradores:
1. Uso de recurso tecnológicos
O profissional que sabe usar a tecnologia ao seu favor não só simplifica o trabalho, como entrega maior eficiência, tendo um bom retorno dos moradores. Nesse quesito, vale contar com a ajuda de sistemas inteligentes e aplicativos para condomínio.
2. Boa comunicação
Ter uma boa comunicação é indispensável para quem trabalha com a administração de condomínios, pois muitas vezes será necessário emitir informes, tirar dúvidas, defender ideias, mediar conflitos em assembleias e também cobrar os condôminos com pagamentos atrasados.
3. Organização de processos
A organização também é um ponto de atenção, pois o administrador está a todo tempo lidando com processos, desde atas de assembleias, assinaturas, comprovantes, vistorias, controle de contas, entre outras atividades
Além disso, o profissional precisa transmitir autoridade para fazer cumprir as regras dos condomínios.
Viu como esse gestor contribui para a gestão condominial? Mas há outros papéis importantes no trabalho de administração de um condomínio. Veja também sobre o papel do síndico e como ele deve ser escolhido!