Regimento Interno de Condomínio e Convenções – Quais as Diferenças?

A Convenção e o Regimento Interno de condomínio são dois documentos diferentes e essenciais para as boas práticas e convívio entre condôminos. Por ambos lidarem com normas e orientações do que fazer ou não no condomínio, algumas pessoas ainda confundem ou até podem achar que são a mesma coisa. 

 

Leia este artigo para entender a importância e as diferenças entre eles. 

 

O que é uma Convenção de condomínio?

A Convenção de condomínio é um documento que atua como a “legislação do condomínio”, essencial para comprovar a legalidade do edifício. Ele é registrado no Cartório de Registro de Imóveis e é obrigatório, sendo mais focado na parte burocrática do local, como:

 

  • delimitação da área individual de cada unidade do condomínio;
  • como será feito o rateio das despesas condominiais;
  • a forma de administração do condomínio;
  • normas gerais;
  • infraestrutura.

 

O que é um Regimento Interno de condomínio?

Já o Regimento Interno do condomínio é uma junção de acordos estabelecidos em conjunto, durante a Assembleia, para manter uma boa convivência no local — um documento que contém regras para utilização das áreas comuns do prédio. 

 

O que está disposto nele vale tanto para os moradores quanto para os visitantes. Por exemplo, as regras de uso da piscina. 

 

Qual é a diferença entre Convenção e Regimento Interno de Condomínio?

Deu para perceber que ambos são documentos que possuem normas coletivas para uma boa organização e funcionamento do condomínio. 

 

A principal diferença entre eles é que na Convenção o foco maior é em descrever a estrutura e funcionamento do condomínio, enquanto no Regimento Interno, a conduta e o comportamento dos moradores é o destaque. 

 

Além disso, a Convenção de Condomínio geralmente tem sua minuta escrita pela construtora ou incorporadora do prédio. Diferentemente do Regimento Interno, que é organizado pelos próprios condôminos.

 

Continue acompanhando os conteúdos no blog da Condomob e veja o artigo sobre Segurança Condominial e Controle de Acesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyrights Condomob 2021. Todos os direitos reservados.