Leitura Obrigatória: 5 Livros Sobre Gestão de Condomínio

Ler é uma das melhores formas de aprender, não é mesmo? Afinal, para colocar uma técnica em prática, primeiro é necessário entender a teoria. Pensando nisso, reunimos alguns exemplos de livros sobre gestão de condomínio. Assim, por meio desses conteúdos você pode fortalecer a sua base de conhecimento. 

 

Neste artigo, você encontrará os livros sobre gestão de condomínio que são referências no tema. Confira!

 

Livros sobre gestão de condomínio que são referências no tema

 

Existem vários livros sobre gestão de condomínio que poderiam ser citados, alguns mais focados no papel do síndico, outros em legislação, orientações básicas, etc. Essa lista busca mostrar um pouco de cada, para você ter uma perspectiva ampla do assunto.

 

Veja a seguir: 

 

1. Gestão de Condomínio: direto ao assunto

 

A primeira indicação é do livro de Mario Tabosa Filho, um administrador de condomínios. A obra é voltada para os síndicos, condôminos, inquilinos, administradores, acadêmicos e até curiosos que se interessam pelo tema. 

 

O livro apresenta formas eficientes de melhorar a qualidade de vida dentro de um condomínio. Com uma linguagem clara e objetiva, as informações são transmitidas de forma mais acessível para que as pessoas entendam como fazer uma boa gestão condominial.

 

Neste livro você aprende de forma fácil e prática sobre administração, contabilidade e finanças para condomínios. 

 

2. Administrando Condomínios: orientações básicas para síndicos, condôminos, advogados e administradores

 

O livro de Evelyn R. Gasparetto e Cristina M. Guidon tem a proposta de mostrar orientações básicas para os síndicos, moradores, advogados e administradoras de condomínio.

 

Apoiando-se em fatos históricos brasileiros, ele faz um paralelo com o êxodo rural na época de 1950 e o processo de industrialização no país. O livro ajuda a compreender os processos dentro de um condomínio e atua como um guia para fazer uma administração sem conflitos.

 

3. Ser síndico não é padecer no paraíso

 

Dos autores Lino Araújo, Sergio Jafet e Gabriela Rocha, o título faz uma comparação da profissão com a criação de filhos. O livro tenta desmistificar e ajudar a resolver os problemas na liderança predial. 

 

Os principais pontos abordados são a convivência, as relações entre os condôminos e métodos de resolução de conflitos. Além disso, advogados e especialistas tiram as dúvidas sobre o tema.

 

4. Legislação do condomínio

 

A proposta desse livro de gestão de condomínio escrito por Luiz Fernando de Queiroz e Olga Maria Krieger é mostrar de maneira fácil de entender as leis que regem a administração de condomínios no Brasil.

 

Ele conta com uma versão atualizada do Código de Processo Civil, as novas normas da legislação voltada para condomínios, como a individualização do consumo de água e a isenção de IR (Imposto de Renda).

 

5. Manual Prático do Condomínio

 

Por último, mas não menos importante, há o livro escrito por Rodrigo Damásio de Oliveira. Esta obra também fala sobre as questões legais relacionadas a um condomínio, destacando os direitos e deveres dos moradores de forma individual e coletiva.

 

Gostou das indicações de livros sobre gestão de condomínio? Comente se você já leu algum desses ou se pretende ler todos da lista! Para saber mais, leia sobre os pilares para uma boa gestão de condomínios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyrights Condomob 2021. Todos os direitos reservados.