Saiba Como Contabilizar Fundo De Reserva De Condomínio!

Você sabe como contabilizar fundo de reserva de condomínio? Este recurso pode ser entendido como uma espécie de poupança do empreendimento para custear necessidades extraordinárias, urgentes e eventuais que possam surgir.

O controle e contabilização deste dinheiro é tarefa do síndico ou da administradora e deve ser atualizado mensalmente. Quer saber como cumprir com a atividade da forma certa? Continue a leitura do artigo!

O que é e para que serve o fundo de reserva de condomínio?

O fundo de reserva é uma forma de arrecadação extra do condomínio. Geralmente, consta na convenção o percentual da taxa condominial que deve ser destinado a esse recurso. A alíquota costuma variar de 5% a 10%.

A sua principal função é garantir a continuidade e o bom funcionamento do local em caso de despesas imprevistas e emergenciais. Por exemplo, imagine que depois de uma forte chuva, um muro foi derrubado. Para esse conserto, a reserva pode ser acionada.

Ele também pode servir como uma forma de juntar recursos para uma grande reforma futura no empreendimento, a exemplo do retoque da pintura externa e interna dos prédios.

Como contabilizar fundo de reserva de condomínio?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o recurso, chegou a hora de entender como contabilizar o fundo de reserva de condomínio da melhor maneira possível. Como já visto anteriormente, a tarefa fica a cargo do síndico ou do administrador do conglomerado de casas ou prédios.

O responsável deve fazer a atualização do saldo mensalmente em uma planilha de prestação de contas. Em alguns casos, o valor deve ser discriminado no boleto da taxa condominial mensal.

Ao ser utilizado para sanar algum tipo de emergência, de forma total ou parcial, o valor gasto deve ser reposto. Para isso, é preciso também deixar os moradores cientes, informando a todos por meio de ata em assembleia.

Outro ponto de destaque é que os usos possíveis do fundo reserva devem estar listados na convenção condominial. Caso contrário, se houver uma situação de urgência não discriminada, ela deverá ser decidida por meio de votação também em assembleia.

Pode parecer simples, mas a contabilização deste recurso deve ser feita de forma atenta e rigorosa. Aproveite e veja também como fazer a previsão orçamentária do condomínio para ter muito mais controle das finanças do empreendimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© Copyrights Condomob 2022. Todos os direitos reservados.