Planejando Gastos — Como Fazer Previsão Orçamentária De Condomínio?

Você sabe como fazer previsão orçamentária de condomínio? Essa é uma das atividades mais importantes para a gestão condominial, pois é por meio dela que é desenvolvido o planejamento financeiro para atender a todas as necessidades dos próximos 12 meses.

É uma tarefa que vai além da análise e do debate de como os recursos do condomínio serão investidos. Ela leva em consideração, por exemplo, os gastos efetuados nos meses anteriores para fazer uma divisão mais proporcional e assertiva de despesas e lucros.

Veja como fazer uma previsão inteligente da utilização dos recursos do seu condomínio!

O que é previsão orçamentária?

Trata-se de uma previsão das despesas e receitas futuras, organizadas por exercício mensal ou anual, com o objetivo de fornecer uma base para a arrecadação dos valores necessários para o custeio das despesas do condomínio durante o período estipulado.

A previsão orçamentária é uma atividade obrigatória por parte dos síndicos, de acordo com o Artigo 1348 do Código Civil. Ela costuma ser apresentada durante as assembléias ordinárias, no início de cada ano, conforme estabelecido pela maioria das convenções.

Como fazer previsão orçamentária de condomínio?

Quer saber como fazer previsão orçamentária de condomínio? Siga esse passo a passo!

1. Faça uma avaliação do histórico de contas do condomínio

O primeiro passo para fazer a previsão orçamentária é levantar de forma detalhada todas as despesas anteriores do condomínio.

É importante que o síndico ou a administradora tenha o registro de todos os custos ordinários dos últimos 12 ou 24 meses, para que seja possível demonstrar a realidade financeira do empreendimento.

2. Divida as despesas em grupos e calcule a média dos gastos

Liste todos os itens que geram despesas para o condomínio e os divida em pequenos grupos. Isso vai contribuir para a organização da tarefa e simplificará os cálculos.

Alguns deles são:

  • folha de pagamento;
  • energia elétrica das áreas comuns;
  • consumo de gás e água;
  • manutenção e conservação das estruturas;
  • custos administrativos.

Na folha de pagamento, por exemplo, você deve incluir salários, horas extras e encargos. Já na categoria de manutenção, devem ser colocados os gastos com inspeções de elevadores, dedetização, limpeza e etc.

Depois disso, tire a média de quanto é gasto com cada um dos grupos.

3. Considere reajustes anuais e taxas de inadimplência

Os contratos assinados pelo condomínio podem sofrer correções anuais e esses reajustes não podem ficar de fora da previsão orçamentária. Para isso, você pode utilizar o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Vale ressaltar que o IGP-M deve ser aplicado a partir do vencimento de cada contrato.

Além disso, a previsão deve contar com as taxas de inadimplência, que variam de acordo com o local.

4. Inclua gastos emergenciais na conta

Não conte com a sorte. É importante estar preparado para lidar com imprevistos, como um defeito repentino no elevador ou um cano quebrado. Por isso, as despesas emergenciais devem ser incluídas na previsão orçamentária.

Antecipar esses custos te dará mais tranquilidade no futuro.

5. Apresente a previsão orçamentária

Com a previsão orçamentária finalizada, é hora de apresentá-la para ser aprovada na assembleia geral. Porém, se o condomínio estiver com problemas financeiros, essa conta pode ser discutida em uma assembleia extraordinária.

A aceitação da previsão depende da maioria simples de votos. Nesta etapa, o síndico também deve mostrar um balanço mensal que comprove que as necessidades principais do condomínio estão sendo atendidas na previsão.

Esse é um processo que deve ser encarado com muito cuidado e responsabilidade, para que nenhum gasto importante seja esquecido.

A utilização de um sistema financeiro para condomínios ajuda a simplificar essa obrigação. A plataforma da Condomob, por exemplo, garante mais transparência, agilidade e economia de tempo e de recursos, já que dispensa o uso de papel e possibilita que o gestor possa conferir os gastos do condomínio com apenas alguns cliques, a qualquer momento.

Agora que você já sabe como fazer previsão orçamentária de condomínio e como isso pode ser simplificado, veja mais sobre os recursos do sistema financeiro da Condomob.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyrights Condomob 2022. Todos os direitos reservados.