Para o bom convívio de todos, é importante que o condomínio faça uma assembleia virtual, principalmente em períodos de isolamento social causado pela COVID-19, em que o âmbito digital é a melhor forma de se comunicar com as pessoas sem se expor ao vírus ou causar aglomerações.
Leia o artigo para saber mais sobre essas reuniões e como organizá-las com maior facilidade.
Por que fazer uma assembleia virtual?
A assembleia virtual deve acontecer periodicamente para que os moradores possam discutir temas relevantes para a qualidade de vida e o convívio dos condôminos.
Essa alternativa é especialmente útil em tempos de pandemia, como o distanciamento por conta do coronavírus, assim como também é um fator de comodidade, porque as pessoas não precisam se deslocar para um local específico e podem fazer as reuniões de onde estiverem.
De forma on-line, as pessoas podem continuar tomando as decisões relacionadas ao condomínio de maneira prática e acerca de assuntos como:
- reparos nas áreas comuns do condomínio;
- eleição de síndico;
- serviços de segurança;
- serviços de limpeza;
- contabilidade do condomínio;
- entre outras atividades.
Como organizar uma assembleia on-line?
Apesar de ser uma opção muito prática de reunião, a assembleia virtual precisa seguir algumas orientações. Veja os passos abaixo:
1. Aderir ao sistema digital correto
A plataforma digital na qual o condomínio vai usar para fazer suas reuniões virtuais deve ser segura contra fraudes, para os momentos de votação, e oferecer a possibilidade deles serem auditados. Além disso, é preciso ter transmissão ao vivo e ser estável.
Outros recursos importantes de um bom sistema para uso nestas assembleias são:
- possibilidade de gravação das reuniões;
- agendamento on-line;
- compartilhamento por e-mail.
2. Ter conhecimento sobre a plataforma
É muito importante que o síndico esteja apto para lidar com a ferramenta digital escolhida para as assembleias. Os moradores também precisam ter esse conhecimento, por isso é fundamental que as pessoas sejam informadas sobre como usá-la e que exista um manual para consulta.
Uma dica é deixar esse material explicativo pronto para os condôminos verem e ter consideração por aqueles que tenham alguma dificuldade com eletrônicos.
3. Realizar a alteração na convenção do condomínio
Em casos em que a Convenção do condomínio considere que apenas as assembleias presenciais são válidas, é preciso que haja uma votação para alterar o processo e consolidar o método virtual. Assim, as votações terão maior autenticidade.
4. Fazer a condução da assembleia
O síndico é o responsável por conduzir a assembleia on-line, registrar a presença dos participantes e abordar as pautas definidas naquele encontro de maneira organizada. Depois de apresentar os temas, ele deve propor a votação.
Agora que você já conhece essa opção, fique atento a outras dicas que o blog da Condomob tem para você que busca saber tudo sobre gestão condominial!