A inadimplência é uma das principais reclamações de síndicos e administradores. Por isso, aqueles que ficam responsáveis pela gestão do condomínio devem tomar medidas pragmáticas para resolverem esse problema. O Condomob já escreveu um artigo com dicas úteis sobre este assunto, clique aqui para ler.
Agora, focaremos uma ferramenta específica que, sem bem usada, pode reduzir radicalmente a inadimplência: à régua de cobrança.
O que é?
A régua de cobrança é um sistema que envia lembretes dos vencimentos de boletos aos condôminos, onde o síndico ou administrador pode mapear os procedimentos que serão feitos para a cobrança: enviar avisos recorrentes e em dias estratégicos, evitando atrasos e/ou a falta de pagamento.
Além disso, esse sistema facilita o trabalho de emissão de boletos, pois uma vez que ela diminui atrasos no pagamento, diminui também a emissão de uma segunda via de boleto.
Contraste com métodos manuais
Em muitos condomínios e administradoras, alguém fica encarregado para realizar a cobrança de todos os moradores manualmente: fazer ligações, enviar mensagens e, às vezes, enviar notificações escritas de porta em porta. Entretanto, esse método manual pode ser ineficaz, pois fica sujeito ao esquecimento e a perda de tempo e dinheiro.
Como a régua de cobrança do CONDOMOB pode fazer a diferença nessa situação?
Com essa ferramenta o síndico ou administrador define os dias para os lembretes serem enviados, antes e depois dos boletos vencerem, tudo isso automaticamente. Os condôminos, por sua vez, recebem avisos sobre o pagamento dos boletos pelo aplicativo do Condomob e por email. Veja o vídeo abaixo:
Benefícios:
Menos trabalho;
Diminuição de 2º via de boleto;
Redução da inadimplência;
Mais fluxo de caixa.