A portaria é um item indispensável na infraestrutura de um condomínio. A sua importância vai além da promoção da segurança dos moradores, trata-se de um suporte que proporciona maior comodidade e eficiência no cumprimento das regras internas.
Mas gerenciá-las pode ser custoso e tomar muito tempo da administração condominial. Uma alternativa é a terceirizar o serviço, que ainda pode melhorar a qualidade do trabalho oferecido.
Saiba o que é preciso avaliar na hora de optar pela terceirização de portaria!
Qual o papel da portaria de um condomínio?
Antes de optar pela terceirização de portaria em seu condomínio é fundamental ter pleno entendimento do papel que ela desempenha, para que você possa fazer a melhor escolha de serviço na hora de contratar.
Podemos defini-la como a porta de acesso de moradores, visitantes e prestadores de serviços. É onde se faz o controle de quem entra e sai do local, para garantir a máxima segurança dos condôminos, evitando a entrada indevida de estranhos.
O porteiro é o profissional encarregado por essa fiscalização, mas há muitas outras atividades realizada por ele. As principais são:
- receber correspondências;
- autorizar a entrada e a saída de pessoas e veículos;
- orientar visitantes sobre seus destinos;
- prezar pela ordem local e preservação do patrimônio.
Por que optar pela terceirização de portaria em seu condomínio?
Optar pela terceirização de portaria em seu condomínio pode conferir algumas vantagens, tais como:
- redução de custos — a empresa contratada para cuidar da portaria é responsável pela burocracia trabalhista, gastos como uniformes, pagamento de horas extras, 13º salário e outros encargos referentes aos funcionários. Assim, o serviço acaba saindo mais barato do que se o condomínio fosse custear cada funcionário;
- economia de tempo — ao terceirizar o serviço de portaria, você não precisa mais gastar horas de trabalho com seleção e treinamento de funcionários;
- substituição rápida e eficaz de funcionários — caso um funcionário precise se afastar por motivo de doença, por exemplo, a empresa contratada pode substituí-lo com facilidade;
- serviço de qualidade — por se tratar de uma terceirização, os funcionários já chegam ao condomínio devidamente treinados e capacitados por uma empresa especializada, podendo oferecer um trabalho melhor e mais eficiente.
O que avaliar para terceirizar a portaria no condomínio?
Antes de partir para a terceirização, é importante investir tempo de pesquisa para ter certeza de que está fazendo uma boa escolha e contratando um serviço de qualidade.
Você deve se atentar a pontos como:
- histórico da empresa que oferece terceirização de portaria de condomínio;
- obrigações da empresa terceirizada;
- obrigações do condomínio;
- observar as qualificações e experiências dos porteiros terceirizados;
- normas e leis trabalhistas da terceirização.
Como visto anteriormente, são muitas as vantagens de optar por terceirizar a portaria. Vale destacar que a terceirização dos serviços ainda pode garantir mais segurança aos moradores quando aliados à tecnologia.
O sistema de controle de acesso remoto da Condomob — plataforma completa para condomínios de alta qualidade —, por exemplo, conta com uma série de funcionalidades que contribuem para a eficiência da portaria, além de dar mais autonomia e confiança aos moradores. Algumas delas são:
- acesso com QRCode — oferece autonomia no cadastro e liberação de entrada no condomínio por aplicativo;
- tag de acesso — mais praticidade com o uso do cartão ou chaveiro de proximidade;
- antena tag veicular — controle de acesso de veículos de visitantes e moradores;
- acesso biométrico para moradores e funcionários;
- QRCode encomendas — confirma a retirada de produtos e correspondências recebidas pela portaria;
- app Condomob — controle de acesso e serviços condominiais em um único aplicativo.
A Condomob ainda conta com um sistema em nuvem para monitorar a movimentação de pessoas nos prédios. Veja as vantagens de aderir a tecnologia de portaria remota da Condomob no seu condomínio!