Imagine uma reunião de condomínio em que vários moradores têm opiniões bem diferentes sobre um determinado tema, mas precisam tomar uma decisão em conjunto. É nesses momentos que a mediação de conflitos em assembleias é essencial para evitar brigas e prevalecer a discussão saudável e boa convivência entre os condôminos.
Pensando nisso, a Condomob preparou dicas para mediar reuniões de condomínio da melhor maneira possível. Confira!
Métodos para a mediação de conflitos em assembleias
A neutralidade é necessária durante a mediação de conflitos em assembleias, pois é dessa forma que as pessoas podem chegar a conclusões que beneficiem a todos sem prejudicar a relação ou transformar o debate em ofensas pessoais.
Existem algumas técnicas que podem ajudar o síndico a exercer o seu papel em mediar as reuniões de forma pacífica e eficiente. Veja alguns exemplos a seguir.
Praticar a Comunicação Não Violenta
Há um conceito chamado Comunicação Não Violenta (CNV), que nada mais é do que uma técnica que prioriza a cooperação entre as pessoas.
Seus princípios envolvem diálogos baseados em empatia e respeito de todas as partes, mesmo que a opinião de um seja contrária a do outro.
A Comunicação Não Violenta acontece quando as pessoas:
- observam o outro e a situação;
- avaliam e respeitam os seus sentimentos;
- respeitam as necessidades de cada um;
- pedem ao invés de mandar/dar ordens.
Uso de canais digitais
Uma das maneiras para a mediação de conflitos em assembleias é utilizar o ambiente digital, principalmente por meio de aplicativos e softwares para condomínios, que realizam assembleias e votações.
A comunicação virtual diminui a possibilidade de brigas presenciais, tanto pela distância física quanto pelo funcionamento das plataformas, que permitem mutar ou não um participante, entre outras funcionalidades.
Fazer treinamento de técnicas de mediação
Para a administradora de condomínio saber orientar sobre a mediação de conflitos, ela precisa treinar corretamente o síndico que terá essa responsabilidade. Dessa forma, diminui também a necessidade de recorrer ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos.
Portanto, recomenda-se que a administradora invista tempo em educação e capacitação dos funcionários para resolver os problemas antes que a situação escale. Este treinamento deve mostrar para o colaborador que ele precisa mediar cada caso de maneira imparcial e resolver a questão para ambas as partes.
Agora que você já sabe como fazer a mediação de conflitos em assembleias, confira no blog da Condomob 4 Passos Para Organizar Corretamente uma Assembleia virtual!