Quem já administrou ou administra um condomínio sabe que problemas financeiros e de comunicação são muito comuns. O fato é que as pessoas pensam de diferentes maneiras e é difícil que todos concordem igualmente.
No artigo de hoje, nós separamos os problemas mais comuns de condomínios e como solucioná-los de maneira muito simples e eficaz. Confira!
Quais são os problemas comuns de um condomínio?
Falta de comunicação do síndico, manutenções, conflitos entre moradores e reservas de espaço de lazer não sendo respeitadas, são só algumas das adversidades encontradas em um condomínio.
E viver em harmonia seria muito mais benéfico a todos, inclusive aos responsáveis, como síndico e administradora.
Veja abaixo algumas adversidades comuns que podem ocorrer em uma gestão condominial:
Inadimplência
Apesar de todos os moradores entenderem seus direitos e deveres, há quem ainda opte por ser inadimplente. É bem comum e, com certeza, o principal problema em um condomínio.
Para solucionar esse problema, o Código Civil permite que as multas possam ser cobradas até cinco vezes o valor da taxa condominial, inclusive com juros superiores a 1% ao mês.
Uma dica para que a inadimplência seja diminuída, é enviar avisos diretamente aos devedores. Você pode fazer isso via aplicativo, por exemplo. Dentro da plataforma do CONDOMOB há murais de avisos onde é possível enviar com antecedência lembretes para que os moradores não esqueçam suas obrigações com o condomínio.
Manutenções
Existem prédios construídos há mais de 20 anos que nunca passaram por reformas ou manutenções. Um grande problema, não é mesmo?
A manutenção em um condomínio não deve ser feita apenas quando surgir algum defeito, como uma infiltração, por exemplo. Pelo contrário! O recomendado é que a cada seis meses profissionais especializados avaliem as condições atuais de toda a estrutura, bem como piscinas, espaços de lazer, pintura de garagens e prédios.
Além de ser uma atitude que preza pela segurança e qualidade de vida de todos, mostra que a administradora está preocupada com o bem-estar de seus moradores.
Burocracia
Organizar a papelada burocrática de um condomínio não é nada fácil. Afinal, são contratos, documentos, boletos, folhas de pagamento e arquivos que devem ser armazenados com segurança para evitar problemas futuros.
Uma dica que pode ajudar na organização é criar pastas para cada assunto ou armazenar todas as informações digitalmente, por meio de um aplicativo de gestão condominial, como o nosso, por exemplo.
E aí, você passa por alguma situação parecida? Deixe nos comentários! E para mais artigos assim, continue acompanhando o blog do CONDOMOB!