Vírus que podem adulterar boletos de pagamento

Infelizmente o uso de fraudes tem se tornado constante e bem divulgado nos meios noticiosos. O que chama a atenção é que tudo que está online pode ser alvo de pessoas más intencionadas que usam seu profundo conhecimento de Engenharia da Computação para criar vírus que normalmente visam à obtenção ilícita de ganhos.

Um desses vírus é o BOLWARE que “é usado por criminosos para adulterar a conta recebedora e o valor original do boleto emitido na Internet. Quando o consumidor realiza o pagamento o boleto fraudado, a quantia é transferida para a conta do golpista ou de terceiros” explica o site TechTudo nesta matéria: https://www.techtudo.com.br/listas/2018/10/golpe-com-boleto-bancario-conheca-tres-fraudes-comuns-na-internet.ghtml publicada em 18-10-18. Veja também a matéria do site Administradores.Com : https://administradores.com.br/noticias/o-que-e-o-bolware-e-por-que-voce-precisa-se-proteger-dele publicada em 22-07-14.

Então vale atentar a alguns lembretes simples, mas importantes:

1) O Módulo Financeiro CONDOMOB nunca envia o boleto em PDF como anexo, mas disponibiliza apenas o link do endereço (URL) para baixar o boleto;

2) A melhor maneira de saber se o boleto pago é o correto, é por verificar no sistema de pagamento (caixas, lotéricas, internet banking, etc.) se o CEDENTE e o PAGADOR são os mesmos do boleto e se são os verdadeiros no contexto da cobrança;

3) Adote um antivírus confiável e sempre o mantenha atualizado.

Por fim, conforme esclarece o Contrato do CONDOMOB para condomínios e/ou administradoras de condomínios:

“Nenhuma das partes (o CLIENTE ou o CONDOMOB) será responsável por qualquer atraso ou falha no cumprimento de suas obrigações descritas no presente instrumento, caso tal atraso ou falha seja resultante de fatos alheios à vontade das partes, ou de seu controle razoável, incluindo casos fortuitos e/ou eventos de força maior.”

Obrigado e estamos a disposição.
contato@condomob.net

© Copyrights Condomob. Todos os direitos reservados.

Entrar em contato