Academia Em Condomínio — Normas E Regras Para Uma Boa Gestão

A academia em condomínio se tornou um espaço de lazer bastante requisitado por quem procura por um lar, motivo pelo qual muitos empreendimentos já incorporaram o serviço. Mas, por se tratar de um ambiente de uso coletivo, é preciso que sejam estabelecidas regras para preservação dos equipamentos, prevenção de acidentes, entre outros motivos.

Vale ressaltar que a criação dessas normas fica sob a responsabilidade do síndico, que deve apresentá-las aos moradores. Continue a leitura e veja alguns passos importantes para fazer uma boa gestão do local!

Como fazer uma boa gestão de academia em condomínio?

Uma das funções do síndico é garantir a preservação e bom uso das áreas comuns. A academia em condomínio não fica de fora dessa lista e merece atenção especial por se tratar de um local com muitos equipamentos e que pode provocar acidentes se for mal utilizada pelos moradores.

Por isso, ela precisa ser devidamente monitorada pelos funcionários, que devem orientar sobre as normas e regras de acesso e funcionamento. Confira a seguir algumas medidas a serem adotadas para fazer uma boa gestão deste espaço.

Crie um regulamento para o uso da academia pelos moradores

Tal como qualquer outro espaço, o uso da academia em condomínio também precisa ser regulamentado pelo síndico. Para isso, é necessário convocar uma assembleia para definir as regras de utilização da área. Neste momento, é importante considerar aspectos como:

  • horário de funcionamento;
  • normas de uso dos equipamentos;
  • faixa-etária permitida;
  • responsabilidade dos pais em caso de utilização do espaço por crianças ou adolescentes;
  • orientação de funcionários sobre como agir em casos de acidentes ou irregularidades.

Uma vez definidas as regras de uso da academia, elas devem ser registradas no Regimento Interno do condomínio, e, em seguida, serem comunicadas a todos os condôminos.

Realize a fiscalização e manutenção periódica dos equipamentos

Outro ponto de atenção diz respeito à manutenção dos equipamentos, que deve ser realizada periodicamente a fim de prevenir acidentes e preservar a segurança dos moradores que os utilizam.

Afinal, com o passar do tempo, os aparelhos da academia sofrem desgastes. Por isso, é necessário fazer de tempos em tempos revisões e os devidos reparos, que já devem estar previstos no planejamento de gastos pelo síndico.

Faça o controle e monitoramento dos acessos ao local

Também é importante ter o controle de quem entra e sai da academia do condomínio. Com a pandemia da Covid-19, por exemplo, passou a ser necessário manter um certo distanciamento e estabelecer o número máximo de frequentadores de alguns ambientes.

Com o objetivo de preservar a saúde dos inquilinos, o síndico pode incluir uma regra limitando o acesso ao local e, portanto, monitorar se ela está sendo respeitada. Para isso, você pode contar com o auxílio da tecnologia, tornando mais fácil agendamentos, fiscalizações e comunicações sobre o espaço com os moradores.

O aplicativo da Condomob é uma excelente opção. Algumas das possibilidades que a plataforma oferece são:

  • enviar mensagens de forma simples e rápida para todos os condôminos de sua base ou para apenas um morador;
  • permite que os condôminos falem diretamente com o síndico, administração, portaria ou zeladoria, podendo acionar solicitações no livro de ocorrências;
  • permite que os moradores façam denúncias com foto de forma discreta sobre descumprimento das normas do condomínio;
  • QR code de acesso que dá mais autonomia ao morador para acessar o condomínio
  • integração com a portaria e dispositivos físicos de segurança de acesso do empreendimento;
  • e muito mais!

Viu só como fica mais fácil fazer a gestão da academia do condomínio com um aplicativo especializado? Aproveite e baixe o nosso e-book “Gestão Condominial — O Que a Tecnologia Pode Fazer Por Você?” e veja mais situações que podem ser simplificadas com as soluções da Condomob!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© Copyrights Condomob 2022. Todos os direitos reservados.